Civap conclui Plano de Desenvolvimento Regional

CIVAP conclui Plano de Desenvolvimento Regional

http://www.vozdaterra.com.br/entretenimento/especial/item/1346-civap-conclui-plano-de-desenvolvimento-regional.html

09/08/2014

O Plano de Desenvolvimento Regional e Local dos Municípios do Vale Paranapanema (PDEVP), iniciativa inédita do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (CIVAP) foi concluído e entregue aos 22 municípios consorciados na tarde de ontem no anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis (Fema). Lançado em 2013 esse plano elaborado pela empresa Geo Brasilis com apoio das prefeituras, secretarias de Estado, e sociedade civil organizada. Foram realizadas 57 reuniões de trabalho durante a elaboração deste estudo.

A consolidação do desenvolvimento econômico regional e local de forma sustentável é uma das uma das principais propostas do PDEVP, que indica 44 oportunidades de negócios em âmbito local, dez projetos estruturantes no âmbito regional; a elaboração de três planos de trabalho para captação de recursos públicos; e indicação de uma agenda estratégica de desenvolvimento por meio da qual se estabeleça ações dinamizadoras das cadeias produtivas.

O PDEVP também identificou 105 programas, sendo 55 estaduais e 50 federais, bem como 18 linhas de financiamentos, sendo dez do Desenvolve São Paulo e oito do BNDES, que são vistas como oportunidades de negócios na agropecuária, indústria, comércio e serviços, infraestrutura, turismo e aperfeiçoamento da gestão pública.

Os dez projetos estruturantes com potencial de investimento até 2015 são: Centro de excelência da mandiocultura; Fortalecimento da hortifruticultura; Dinamização da cadeia do gado de corte; e Integração da piscicultura; na área do agronegócio. E ainda: Rede de armazenagem de grãos na região do Civap; Ampliação da Competitividade da Logística; Desenvolvimento das cadeias de negócios de corte e costura; turismo regional com estruturação turismo náutico, gastronômico, lazer e ecológico. Na área da tecnologia a implantação do Centro de Inovação e para finalizar um Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos.

Os planos de trabalho que servem de base para solicitação de convênios e/ou recursos financeiros em instancias superiores de governo são: Centro de Inovação de Assis; Implantação de indústria de beneficiamento de mandioca de mesa; e implantação de unidade de beneficiamento de pescado. O estudo foi viabilizado com apoio do governo do Estado, que disponibilizou recursos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciencia, Tecnologia e Inovação (Sdecti).