Seminário Turismo: AM Santa Maria da Serra

Seminário Regional discute lazer e turismo em nova represa no rio Piracicaba

http://www.piracicaba.sp.gov.br/seminario-regional-discute-lazer-e-turismo-em-nova-represa-no-rio-piracicaba/28421

27/03/2014

A Prefeitura de Piracicaba está apoiando a realização de um seminário inédito, sobre turismo náutico, na represa que será formada no rio Piracicaba. Evento será na segunda-feira, dia 31 de março, no auditório do Centro Cívico da Prefeitura, e aberto a todos os interessados. Entre outros participantes, a secretaria de Turismo de Piracicaba, Rose Massarutto, fará uma apresentação.
A formação de um novo reservatório no rio Piracicaba, com a construção de barragem para torna-lo navegável, em fase de licenciamento, abrirá novas possibilidades de atividades econômicas além do transporte de cargas comerciais e da geração de energia elétrica. Atividades de lazer e turismo serão decorrências naturais da formação do reservatório. E para ampliar o entendimento das possibilidades turísticas na região, o Departamento Hidroviário de São Paulo irá realizar em Piracicaba, no próximo dia 31 de março o Seminário Técnico Regional “Turismo Náutico - Aproveitamento do novo Piracicaba, Lazer e Turismo, Impulso à Economia”. 
O seminário irá discutir com profissionais da área, administração pública e todos os interessados as possibilidades de desenvolvimento de atividades turísticas, navegação esportiva e lazer no reservatório a ser formado com o represamento do rio Piracicaba no projeto de Aproveitamento Múltiplo Santa Maria da Serra (AM SMS).
O AM SMS prevê o represamento do rio Piracicaba entre os municípios de Anhembi e Santa Maria da Serra para possibilitar sua navegação e integrá-lo à Hidrovia Tietê Paraná, além da geração de energia elétrica. A utilização do novo reservatório para atividades de lazer e turísticas é uma decorrência do empreendimento. As águas do novo reservatório irão banhar também os municípios de Águas de São Pedro, São Pedro e Piracicaba.
Neste seminário serão apresentadas a configuração planejada do novo reservatório, casos bem sucedidos, possibilidades e necessidades para implantação de iniciativas na área do Turismo, a experiência de Piracicaba no setor, além de troca de experiências em uma seção de perguntas e respostas com os expositores.
O seminário 'Turismo Náutico' será realizado no auditório da Prefeitura de Piracicaba, com início às 18 horas. Além da Acisp, também participam do seminário as prefeituras de Águas de São Pedro, Anhembi, Piracicaba, Santa Maria da Serra e São Pedro, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, a oscip Pira 21 e a Aglomeração Urbana de Piracicaba