Guaraçaí realiza o 1º Forum da Agenda 21

Guaraçaí realizou o 1º Fórum da Agenda 21 do Baixo Tietê

http://folhadeguaracai.com.br/Mostra.asp?Noticias=399&Classe=Guara%E7a%ED

07/04/2013

Aconteceu em Guaraçaí, no dia 02 de abril, no auditório da Câmara Municipal de Guaraçaí, o 1º Fórum da Agenda 21 do Baixo Tietê. O evento é uma das etapas do projeto de Construção da Agenda 21 Local, que consiste em fornecer as ferramentas para a promoção do desenvolvimento econômico integrado ao desenvolvimento social e à preservação da natureza. A Agenda 21 é um planejamento do futuro do município realizado em conjunto pela população, poder público e iniciativa privada. O projeto promove a discussão e as soluções para os problemas existentes em diversas áreas.

Participaram do evento, o Prefeito Antonio Aparecido Sutini, Vice-prefeito Gerson Caldato, Presidente da Câmara Amarildo Sentoma, Vereadaor Francisco Oliveira Silva, representantes de autarquias, entidades, Policiais Mirins e membros da Comunidade.

O principal objetivo do evento é apresentar aos munícipes o projeto, seus participantes, os resultados obtidos até o momento e as etapas posteriores. Em Guaraçaí, os Grupos Temáticos são formados por aproximadamente 30 voluntários divididos em 03 grupos de discussão: social, econômico e meio ambiente. Nesta primeira etapa foram elaborados, em conjunto com a equipe técnica da Geo Brasilis, os diagnósticos relativos aos 10 temas presentes na Agenda 21: educação, saúde, comércio, serviços, mobilidade, gestão pública, entre outros.

A Agenda 21 estabeleceu para o milênio o desafio de implementar um novo modelo de desenvolvimento, como objetivo de melhorar e resguardar a qualidade de vida das gerações futuras. A iniciativa, implantada em diversos municípios do país e inédita na região oeste de São Paulo, se destaca como o mais importante compromisso em prol da sustentabilidade, firmado na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - ECO-92, realizado no Rio de Janeiro.

O Prefeito Antonio Aparecido Sutini, agradeceu aos palestrantes da noite e a todos que participaram do evento, e disse ser um orgulho para Guaraçaí participar de tão importante projeto.