Lançamento da Agenda 21 em Guararapes

Lançamento da Agenda 21 do Baixo Tietê foi realizado em Guararapes.

http://acomarcadigital.com.br/site/?p=271

10/02/2013        

A Cooperhidro (Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba) lançou na última quinta-feira (7) a segunda fase do projeto de orientação à construção da Agenda 21 Local em quatro municípios da região: Buritama, Guaraçaí, Guararapes e Sud Mennucci. O projeto será financiado com recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), conforme deliberação do CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê).

A proposta para a segunda fase é aproximar o planejamento dos municípios aos indicadores e programas de desenvolvimento sustentáveis indicados pela ONU. Para a realização dos trabalhos serão mobilizados voluntários, formadores de opinião e empresários em cada município, com o apoio das Prefeituras.

Na primeira fase, em 2009, o projeto envolveu mais de 120 voluntários em 8 municípios: Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Brejo Alegre, Coroados, Rubiácea e Santo Antônio do Aracanguá.

Além das reuniões temáticas em cada município, foram realizados 8 Fóruns Municipais e 5 Fóruns Intermunicipais, totalizando mais de 3.000 horas de trabalho voluntário. O Livro da Agenda 21 para os 8 Municípios elenca mais de 370 ações recomendáveis e está disponível no website do projeto: www.agenda21baixotiete.com.br

A meta é que todos os 42 municípios da região participem da Agenda 21. O Lançamento da Agenda 21 contou com a presença de quase 80 pessoas representando os 04 municípios envolvidos na Segunda Fase da Agenda 21 do Baixo Tietê. “Esse projeto é muito importante porque visa o desenvolvimento da região com objetivo de usar os recursos naturais que estão a nosso favor, sem prejudica-los. Com certeza Buritama está junto neste projeto”, finalizou o Vice Prefeito de Buritama, Osvaldo Sebastião dos Santos.