Agenda 21 do Baixo Tietê

Guararapes será sede do projeto Agenda 21 do Baixo Tietê

http://h1news.com.br/noticia_ler.php?s=2&conteudo_id=72

06/02/2013

Guararapes será sede do evento que lança o projeto Agenda 21 do Baixo Tietê, que em sua segunda fase engloba mais três municípios da região: Buritama, Guaraçaí e Sud Mennucci.

O lançamento acontecerá na seda da Câmara Municipal de Guararapes, localizada à avenida Marechal Floriano, 583, no centro da cidade, em 07 de fevereiro, às 9 horas da manhã.

Participarão do evento os prefeitos das quatro cidades, secretaria executiva do Comitê de Bacias, o presidente da Cooperhidro Carlos Antonio Farias de Souza, e o diretor da Geo Brasilis José Roberto dos Santos.

Durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), realizada no Rio de Janeiro, em 1992, foram firmados compromissos em prol da sustentabilidade reunidos no documento batizado de Agenda 21 e reafirmados na Rio+20. Com mais de 2,5 mil recomendações práticas e o lema “pensar globalmente, agir localmente”, a Agenda 21 estabeleceu o desafio de implementar um novo modelo de desenvolvimento para o milênio, construído “de baixo para cima”, com o objetivo de melhorar e resguardar a qualidade de vida das gerações futuras.

A Agenda 21 tem como objetivo o planejamento de longo prazo para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Além disso, o projeto pretende criar um ambiente participativo para elaboração de políticas públicas locais com foco ambiental, que venham reduzir o processo de degradação por meio de um padrão de desenvolvimento sustentável, considerando a criticidade dos aspectos socioeconômico, político e ambiental de municipalidade.

Em 2010, o Comitê de Bacias aprovou a segunda fase do projeto de implantação de Agendas 21 em mais quatro nos municípios do Baixo Tietê. A é que todos os 42 municípios da região participem da Agenda 21.

Na primeira fase, em 2009, o projeto envolveu mais de 120 voluntários em 8 municípios: Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Brejo Alegre, Coroados, Rubiácea e Santo Antônio do Aracanguá.

Além das reuniões temáticas em cada município, foram realizados 8 Fóruns Municipais e 5 Fóruns Intermunicipais, totalizando mais de 3.000 horas de trabalho voluntário. O Livro da Agenda 21 para os 8 Municípios elenca mais de 370 ações recomendáveis e está disponível no website do projeto: www.agenda21baixotiete.com.br.

Com base nas estratégias adotadas e no resultado desse projeto, inicia-se a segunda fase do processo de construção da Agenda 21 nos municípios de Buritama, Guaraçaí, Guararapes e Sud Mennucci, em uma ação coordenada entre a Cooperhidro, tomadora do recurso, suas parceiras Geo Brasilis e Foco Estratégias de Comunicação, juntamente com as prefeituras.