Caieiras lança projeto da Agenda 21

Caieiras lança projeto de Agenda 21

http://www.caieiras2021.com.br/noticias/17-caieiras-2021/5-caieiras-lanca-projeto-de-agenda-21.html

06/08/2009

No dia 06 de agosto aconteceu, no Centro Cultural Isaura Neves, o lançamento do projeto "Caieiras 2021 – Uma Agenda para o Pleno Desenvolvimento da Cidade", iniciando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social do município.

O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Geo Brasilis e a Câmara de Vereadores, teve como principal objetivo divulgar as etapas do projeto para a população e formadores de opinião do município, além de apresentar as experiências bem sucedidas de outros municípios que já implantaram a Agenda 21.

A Agenda 21 é uma ferramenta de planejamento estratégico participativo voltado a políticas públicas, que envolve a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada na busca por soluções concretas para os desafios locais, visando o desenvolvimento sustentável do município. Durante seis meses, serão debatidos problemas em diversas áreas, como saúde, educação, indústria, meio ambiente, transporte, tendo como resultado soluções e ações de médio e longo prazo que serão incorporadas pelos gestores municipais, na forma de políticas públicas.

Alancamento_caieiras_2021_auditorio iniciativa, implantada em diversos municípios do país, se destaca como o mais importante compromisso em prol da sustentabilidade, firmado na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - ECO-92, realizado no Rio de Janeiro. Com mais de 2,5 mil recomendações práticas, a Agenda 21 estabeleceu para o milênio o desafio de implementar um novo modelo de desenvolvimento, construído "de baixo para cima", como objetivo de melhorar e resguardar a qualidade de vida das gerações futuras.


Estiveram presentes cerca de 180 convidados, entre eles, representantes do poder executivo e legislativo do município, empresários e representantes de entidades empresariais, jornalistas e moradores de Caieiras. A palestra, ministrada por José Roberto dos Santos, Diretor da Geo Brasilis, apresentou os objetivos e as etapas da elaboração de uma Agenda 21. A cerimônia contou ainda com apresentação cultural e um coquetel oferecido pela prefeitura a todos os participantes.